Boavista encerra atividade após incumprimento de pagamento aos credores
13/01/2026O Boavista não conseguiu cumprir o pagamento aos credores durante o mês de janeiro e encerrou a sua atividade, colocando um ponto final na história do clube do Bessa, na sequência de graves problemas financeiros.
Depois das dificuldades registadas em dezembro para reunir a verba necessária, o emblema portuense falhou o cumprimento do plano acordado, que previa o depósito mensal até ao dia 10 de cada mês. O incumprimento determinou o encerramento da atividade do clube.
Segundo fonte ligada ao processo, e de acordo com o despacho emitido esta terça-feira, o clube presidido por Rui Garrido Pereira não efetuou o pagamento devido no dia 10 de janeiro, no montante total de 149.680 euros, correspondentes a 96 mil euros da prestação mensal e 53.680 euros relativos a despesas. Perante esse incumprimento, aplica-se a consequência previamente definida: o encerramento da atividade.
“Com efeito, nos termos deliberados na referida Assembleia de Credores, a Administrador de Insolvência iniciará de imediato as diligências com vista a encerrar o estabelecimento/atividade da Insolvente, sendo que será oportunamente comunicado aos autos e à Comissão de Credores o estado das diligências em causa”, lê-se no documento assinado pela administradora de insolvência, Maria Clarisse Barros.
Apesar deste cenário, a Boavista SAD continuará a competir, assim como o Panteras FC, entidade associada à continuidade do futebol profissional ligado ao universo axadrezado.
Recorde-se que o Boavista já tinha desistido, em outubro, das competições da Associação de Futebol do Porto. Na última época, o clube disputou a Primeira Liga, mas nos últimos anos esteve impedido de contratar jogadores, devido aos sucessivos ‘transfer bans’ impostos pela FIFA, situação que contribuiu para o agravamento da crise financeira.
O encerramento do Boavista enquanto clube representa um momento marcante no futebol português, simbolizando o fim de uma instituição histórica do desporto nacional.
Foto: DR



