Avaria técnica obriga ao encerramento da piscina olímpica da Póvoa de Varzim

Avaria técnica obriga ao encerramento da piscina olímpica da Póvoa de Varzim

14/01/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A piscina olímpica da Varzim Lazer, na Póvoa de Varzim, encontra-se encerrada desde segunda-feira, devido a uma avaria nas caldeiras que provocou uma descida significativa da temperatura da água. A situação deverá manter-se, pelo menos, até sexta-feira, estando suspensas todas as aulas e atividades no tanque principal.

De acordo com a presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, o problema teve origem em equipamentos já antigos, que necessitaram da substituição de componentes. A reparação acabou por se atrasar devido ao período natalício, altura em que a empresa fornecedora não dispunha das peças necessárias para entrega imediata.

Entretanto, apesar de a avaria já estar resolvida, a temperatura da água desceu cerca de quatro graus, passando dos habituais 27 para cerca de 23 graus Celsius. Segundo os técnicos, será necessário um período de três a quatro dias para que a água, devido ao grande volume do tanque, recupere a temperatura adequada para a prática desportiva.

Desde dezembro que vários utentes, incluindo crianças, jovens e adultos, vinham a manifestar desconforto com a água mais fria. No passado domingo à noite, os alunos começaram a ser informados, por mensagem, do cancelamento das aulas a partir de segunda-feira, justificadas por uma “avaria técnica”.

A autarquia garante que a situação está controlada e que, caso a evolução decorra como previsto, a atividade normal deverá ser retomada no próximo sábado.

As piscinas municipais da Póvoa de Varzim, geridas pela empresa municipal Varzim Lazer, englobam a piscina olímpica, a piscina de aprendizagem e o ginásio, contando com cerca de 4500 utentes inscritos.

Foto: DR