Poeta Inês Lourenço é a homenageada da Feira do Livro do Porto 2026

Poeta Inês Lourenço é a homenageada da Feira do Livro do Porto 2026

10/01/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A poeta Inês Lourenço, de 83 anos, é a homenageada da Feira do Livro do Porto, que decorre entre 21 de agosto e 6 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, anunciou esta sexta-feira a Câmara Municipal do Porto.

No âmbito da homenagem, uma nova tília nos jardins do Palácio de Cristal passará a ter o nome da poeta, cerimónia prevista para o mês de agosto. Além disso, os três primeiros dias da programação da 13.ª edição da feira serão especialmente dedicados à autora de obras como “Ainda o lugar incerto da procura” e “Dois cimbalinos escaldados”. Está igualmente prevista uma exposição dedicada à sua obra, patente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, contígua ao recinto do evento.

A escolha de Inês Lourenço é justificada pelo presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, que sublinha “o carácter portuense da obra e da autora, o seu profundo vínculo artístico e de cidadania ao Porto, e um notável legado literário, com uma produção de qualidade excecional, que merece o justo reconhecimento do público”.

Também citado no comunicado, o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, destaca “a singularidade e consistência de uma obra poética ‘ardilosamente singela’, construída ao longo de mais de quatro décadas”, bem como a sua relação íntima com a cidade do Porto, descrita como “espaço alegórico ou simbólico, narrativo e de vida”. Numa referência ao mais recente livro da autora, “Casa Nuvem”, publicado no ano passado, Sobrado afirma que “o Porto é casa e nuvem, raiz e voo, chegada e partida na poética de Inês”.

Para o responsável pela Cultura, Inês Lourenço é “uma das vozes mais significativas da poesia portuguesa contemporânea”, autora de uma obra “culta, mas versátil, provocatória e satírica”, amplamente reconhecida pela crítica e assumida como referência para novas gerações de poetas, considerando esta distinção “um ato de inteira justiça”.

O município destaca ainda o contributo da poeta enquanto editora e divulgadora da poesia contemporânea, lembrando o seu papel na edição, entre as décadas de 1980 e 1990, da revista Hífen, considerada “uma das mais corajosas, bem conseguidas e intergeracionais revistas de poesia” publicadas no Porto e em Portugal.

Em 2023, Inês Lourenço foi distinguida com a Medalha de Mérito da Cidade do Porto. Na última edição, a Feira do Livro do Porto registou a presença de mais de 254 mil visitantes, segundo dados divulgados pela autarquia.

Foto: DR