Perlim em Santa Maria da Feira lança primeiro livro de coleção infantil
12/12/2025Perlim acaba de lançar “Cabeça na Lua, Pés em Perlim”, o primeiro de cinco livros de uma coleção infantil editada pela empresa municipal Feira Viva, responsável pelo evento natalício de Santa Maria da Feira. A obra resulta de uma coautoria de Clara Guedes Pinto (texto) e Raquel Pinheiro (ilustrações), ambas com uma ligação profunda ao projeto. O livro está disponível na Loja Vila da Feira e na Loja Perlinices, devendo chegar em breve a todo o país através dos pontos de venda da Areal Editores. A primeira tiragem conta com três mil exemplares.
A narrativa do livro transporta leitores de todas as idades para uma história centrada no amor, na amizade e na aventura, com o encanto da Lua a explicar, de forma simples e mágica, um fenómeno natural que parece um grande mistério em Perlim. Clara Guedes Pinto sublinha que esta é também uma forma de mostrar às crianças que tudo tem uma explicação, “basta que queiramos procurá-la”.
O lançamento do livro acontece numa edição particularmente simbólica de Perlim, que reforça a dimensão educativa, pedagógica e lúdica do projeto, afirmando-se, ano após ano, como um lugar de sonho, magia e imaginação. Para a autora, “os livros e as histórias têm um poder transformador inigualável”, permitindo viajar e conhecer mundos sem sair do lugar, acrescentando que escrever para os mais novos representa uma grande responsabilidade.
As ilustrações são de Raquel Pinheiro, autora de toda a imagem de Perlim desde os tempos da Terra dos Sonhos e criadora das personagens icónicas do parque temático: Perlim, Pim Pim, Fada Piri, Plim, Preciosa, Pim e Merlim. Para a ilustradora, “a ilustração é o primeiro olhar de uma história”, um convite visual que transporta o leitor para o universo mágico deste parque temático.
Perlim diferencia-se pelas cores, cenários e narrativas que constroem memórias e transportam os visitantes para um mundo de fantasia. Esta aposta em conteúdos únicos, que vão além do Natal, permitiu ao evento crescer e afirmar-se como referência nacional e internacional, posicionando Santa Maria da Feira no roteiro ibérico de destinos natalícios.
A coleção ficará completa até 2027. Em 2026 serão lançados os livros “Eu tenho um Sonho” e “O Coração de Perlim é gigante”, seguindo-se em 2027 “O Lugar das Estrelas” e “Soldadinho ao Contrário”.
Foto: CM Santa Maria da Feira



