Trofa Entre os Municípios Líderes no Registo de Propriedades com 23% do Território Georreferenciado

Trofa Entre os Municípios Líderes no Registo de Propriedades com 23% do Território Georreferenciado

11/12/2025 0 Por Rmetropolitana

O concelho da Trofa continua a destacar-se a nível nacional no processo de georreferenciação de propriedades. Atualmente, 23% do território já está identificado no sistema, o que representa 1689 hectares. No total, foram efetuados 1858 registos no BUPI – Balcão Único do Prédio, posicionando o município como o segundo do país com mais matrizes registadas, apenas atrás de Castelo de Paiva.

A evolução tem sido significativa: de 629 matrizes georreferenciadas em 2024, a Trofa alcança agora 1858, refletindo o forte compromisso da autarquia na valorização e proteção do território. Nas freguesias, a tendência de crescimento é semelhante: Coronado (São Romão e São Mamede) regista 26%, seguido do Muro e Covelas, ambos com 25%, e de Alvarelhos e Guidões e Bougado (São Martinho e Santiago), que apresentam 22% cada.

O BUPI da Trofa passou a funcionar no Espaço Cidadão dos Paços do Concelho, mas a forte procura levou ao esgotamento das vagas de atendimento até ao final do ano. Ainda assim, os munícipes podem solicitar informações através do e-mail bupi@mun-trofa.pt ou junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Trofa.

Recorde-se que o BUPI é uma plataforma gratuita que permite aos proprietários de terrenos rústicos e mistos identificar e mapear as suas propriedades, contribuindo para o conhecimento e valorização do território. O projeto-piloto teve início em 2017, em 10 municípios, e reforça que o registo na Conservatória do Registo Predial é fundamental para assegurar a proteção da propriedade — sendo insuficiente a simples inscrição nas Finanças.

Gratuito até 2025, o BUPI representa uma oportunidade única para os proprietários regularizarem as suas parcelas, com o apoio de técnicos especializados que ajudam a definir, no mapa, os limites exatos de cada terreno.

Foto: DR