Combustíveis ficam mais baratos a partir de segunda-feira: diesel desce dois cêntimos e gasolina meio cêntimo
07/12/2025É já esta segunda-feira que os preços dos combustíveis vão voltar a descer. Segundo dados avançados pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), o gasóleo simples deverá recuar dois cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95 ficará mais barata meio cêntimo.
Com esta atualização, os consumidores deverão passar a pagar 1,584 euros por litro de gasóleo simples e 1,659 euros por litro de gasolina simples 95, de acordo com os valores médios praticados à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Esta será a segunda semana consecutiva de descidas no diesel e a terceira seguida na gasolina.
Apesar da tendência de queda, os preços finais podem ainda sofrer ajustes consoante o fecho das cotações do Brent esta sexta-feira, a evolução do câmbio e as diferenças entre as gasolineiras, já que os valores finais resultam da média dos preços praticados em todo o país.
Esta semana, o gasóleo registou uma descida de 2,8 cêntimos e a gasolina recuou 1,4 cêntimos. No entanto, a redução poderia ter sido mais significativa caso o Governo não tivesse revisto a carga fiscal, reduzindo o desconto aplicado ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), antecipando a descida acentuada prevista para os combustíveis.
Desde 1 de dezembro, a gasolina passou a ser tributada em 49,7 cêntimos de ISP (face aos anteriores 48,12 cêntimos), enquanto sobre o gasóleo incidem 36,16 cêntimos (contra 33,72 cêntimos anteriormente). Somando a taxa de carbono, os consumidores pagam agora 65 cêntimos por litro de gasolina (mais 1,6 cêntimos) e 52,83 cêntimos por litro de gasóleo (mais 2,4 cêntimos), aos quais se juntam ainda os 23% de IVA.
Sem esta alteração fiscal, a gasolina estaria esta semana a 1,6933 euros por litro, em vez dos 1,709 euros atualmente em vigor.
Foto: DR



