Francisco Porto Fernandes reeleito para terceiro mandato na liderança da Federação Académica do Porto
07/12/2025O presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Francisco Porto Fernandes, foi reeleito para um terceiro mandato (2025/2026) nas eleições realizadas na última sexta-feira, dia 5, anunciou a estrutura em comunicado de imprensa. O dirigente promete continuar a “colocar os jovens e a educação no centro da discussão pública e política”.
A FAP, organismo máximo de representação dos estudantes do Ensino Superior da Academia do Porto, informou que o ato eleitoral contou com a participação das 26 Associações de Estudantes federadas. Francisco Porto Fernandes, estudante de Mestrado em Economia na Universidade do Porto, liderou a única lista candidata, a Lista M, que obteve 22 votos a favor e um voto em branco. O lema escolhido — “Mais Futuro, Mais Academia” — reflete a ambição de reforçar o papel da instituição na defesa dos estudantes.
No comunicado, o dirigente sublinha que “o Ensino Superior é uma das grandes conquistas do Portugal democrático” e que a Academia deve celebrar e exercer a democracia diariamente. “Queremos dar esperança e, por essa razão, continuaremos a colocar os jovens e a educação no centro da discussão pública e política”, afirmou.
Liderando uma estrutura que representa mais de 80 mil estudantes, Francisco Porto Fernandes reforça a necessidade de não esquecer “os mais desfavorecidos”, defendendo um Ensino Superior que funcione como “verdadeiro elevador social” e que garanta igualdade de oportunidades para todos os talentos.
Entre as prioridades para 2025/2026, a direção da FAP destaca a conclusão das obras de recuperação da sede no Campo Alegre, o reforço no combate à pobreza e às desigualdades, e a defesa de um maior investimento do Governo na ação social. A estrutura pretende ainda inaugurar uma terceira residência estudantil, contribuindo para mitigar a crise nacional de alojamento, além de continuar a desenvolver, através do Centro de Estudos da FAP, estudos de interesse público que apoiem a definição de políticas públicas dirigidas aos jovens.
A acompanhar Francisco Porto Fernandes segue para um segundo mandato Sofia Silva, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Integram pela primeira vez a direção da FAP: Beatriz Teixeira (AE do Instituto Superior de Engenharia do Porto), Carolina Domingues (AE do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), Diogo Silva (AE do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto), Matilde Vieira (AE da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Afonso Oliveira (AE da Faculdade de Direito da Universidade Católica), Alexandra Saraiva (AE da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto) e David Gomes (AE da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto).
Foto: FAP



