Passadiços do Paiva voltam a conquistar o mundo: Melhor Atração de Turismo de Aventura pelo 8.º ano consecutivo
08/12/2025Os Passadiços do Paiva voltaram a ser distinguidos como a Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo, arrecadando pelo 8.º ano consecutivo o prestigiado galardão dos World Travel Awards 2025, conhecidos como os “Óscares do Turismo”. O anúncio foi feito este sábado, 6 de dezembro, durante a cerimónia realizada no Bahrain, no Golfo Pérsico, que contou com a presença de representantes do turismo do Município de Arouca.
Esta nova distinção reforça o estatuto internacional desta infraestrutura localizada no Vale do Paiva, que se afirma, ano após ano, como um destino de excelência. Com este prémio, os Passadiços e o Município de Arouca passam a somar 22 Óscares do Turismo, consolidando um percurso turístico, ambiental e económico amplamente reconhecido.
Na edição de 2025, os Passadiços do Paiva superaram fortes concorrentes internacionais, entre eles o Chukka Ocean Outpost (Jamaica), Clymb Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Dolphin Cove (Jamaica), Dunn’s River Falls & Park (Jamaica), Jebel Jais Flight Ras Al Khaimah (Emirados Árabes Unidos) e o Project Chocolat from Hotel Chocolat (Saint Lucia – Caraíbas). A vitória foi alcançada após um período de votação pública, demonstrando o forte apoio dos visitantes e admiradores deste ícone do turismo nacional.
Para a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, esta nova conquista representa “uma satisfação redobrada”. A autarca sublinha que o prémio resulta do “trabalho diário de uma equipa alargada”, incluindo os profissionais que asseguram o funcionamento da infraestrutura, as equipas do Município e da Associação Geoparque Arouca, empresas de animação turística, unidades de alojamento e restauração locais.
“Sem o envolvimento de todos, a entrega, a paixão, o vestir a camisola do nosso território, seria muito difícil estarmos no patamar em que estamos a nível nacional e internacional”, afirmou.
Com oito quilómetros de extensão na margem esquerda do rio Paiva, os Passadiços oferecem uma experiência única pela geologia, biologia e arqueologia do vale, integrados no Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Inaugurados em junho de 2015, celebram este ano o 10.º aniversário, somando cerca de 2 milhões de visitantes provenientes de mais de 140 países e quase três dezenas de prémios turísticos, ambientais e económicos.
Criados em 1993, os World Travel Awards distinguem projetos turísticos de excelência em todo o mundo e são considerados uma das mais importantes certificações internacionais do setor.
Foto: GCCMA



