Obras do Parque Urbano de Gandra já arrancaram e devem estar concluídas em 18 meses

Obras do Parque Urbano de Gandra já arrancaram e devem estar concluídas em 18 meses

04/12/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Arrancaram esta quarta-feira as obras do futuro Parque Urbano de Gandra, no concelho de Paredes. O auto de consignação dos terrenos e da empreitada foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e pela autarca da freguesia, Sílvia Sá Pinto, após a obtenção do visto do Tribunal de Contas.

Com a construção já em curso, o novo parque deverá ficar concluído dentro de 18 meses. O espaço nascerá junto à Igreja Paroquial de S. Miguel de Gandra, ocupando uma área total de 25 335 metros quadrados, com a finalidade de “contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da população”.

Num investimento superior a 1,8 milhões de euros — dos quais 1,5 milhões são financiados pelo programa NORTE 2030 — o projeto prevê uma vasta área infantil pensada para promover o contacto das crianças com o meio natural.

O Parque Urbano de Gandra incluirá ainda infraestruturas dedicadas ao desporto e lazer, como um campo de petanca, um skatepark, um campo de futebol em relva sintética e um campo de basquetebol com dimensões oficiais, preparado para acolher competições de basquetebol 3×3. Haverá também equipamentos de atividade física ao ar livre.

Para apoio a estas zonas desportivas será construído um edifício com balneários e instalações sanitárias. O parque integrará ainda uma zona de merendas, percursos de lazer e de exercício, uma ciclovia, lugares de estacionamento e parqueamento para motociclos e bicicletas.

Segundo Alexandre Almeida, este é “um projeto muito desejado pela comunidade local e que irá, sem dúvida, trazer mais qualidade de vida e bem-estar à nossa população”.

Foto: DR