Marcelo Rebelo de Sousa internado no Porto para cirurgia a hérnia

Marcelo Rebelo de Sousa internado no Porto para cirurgia a hérnia

01/12/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se internado no Hospital Universitário de São João, no Porto, depois de ter sentido indisposição ao final da tarde desta segunda-feira, anunciou a Presidência da República.

O chefe de Estado vai ser submetido a uma cirurgia a uma hérnia encarcerada e encontra-se atualmente no bloco operatório.

A Presidente do Conselho de Administração do hospital, Maria João Batista, confirmou que Marcelo Rebelo de Sousa permanecerá nos próximos dias internado, esclarecendo que a intervenção é urgente, mas não emergente, e que apresenta baixo risco. O Presidente da República está “bem disposto, perfeitamente consciente e lúcido”, acrescentou a responsável. A cirurgia terá uma duração aproximada de uma hora e meia.

De acordo com a Presidência, o chefe de Estado apresentou paragem de digestão enquanto regressava de Amarante, onde participou nas cerimónias fúnebres do Engenheiro António Mota. Marcelo Rebelo de Sousa apresentou vómitos e dor abdominal, sendo submetido a vários exames médicos antes da decisão pela cirurgia.

Na manhã desta segunda-feira, o Presidente da República presidiu às comemorações dos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, que assinalam o restabelecimento da independência nacional em 1640.

Marcelo Rebelo de Sousa, de 76 anos, já tinha sido submetido a várias cirurgias desde a sua chegada a Belém, em 2016. Entre elas destacam-se a operação a duas hérnias inguinais, no final de 2021, uma hérnia umbilical de urgência, em dezembro de 2018, e um cateterismo cardíaco programado, em outubro de 2019.

Foto: DR