Militar do Posto de Matosinhos da GNR detido no âmbito de operação da PJ sobre exploração de imigrantes
26/11/2025A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), desencadeou esta quinta-feira uma vasta operação policial relacionada com um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que investiga crimes ligados à exploração de cidadãos estrangeiros em território nacional.
A ação envolveu o cumprimento de cerca de 50 mandados de busca e 17 mandados de detenção em vários pontos do país, incluindo Beja, Portalegre, Figueira da Foz e Porto. Em causa estão crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal, falsificação de documentos, fraude fiscal, branqueamento de capitais, corrupção ativa e passiva e abuso de poder.
De acordo com informações avançadas pela TSF, entre os detidos encontra-se um militar da GNR colocado no Posto de Matosinhos, suspeito de envolvimento no esquema sob investigação.
A operação, que continua em curso, visa desmantelar uma alegada rede criminosa que terá explorado trabalhadores estrangeiros, recorrendo a práticas ilegais com impacto significativo a nível social e laboral.
Mais detalhes deverão ser revelados pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária à medida que a investigação avance.
Foto: GNR



