Dezasseis distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido à chuva forte
13/11/2025O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou dezasseis distritos de Portugal continental sob aviso laranja, o segundo nível mais elevado, durante esta quinta-feira, devido à previsão de chuva forte e persistente.
Nos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, o aviso mantém-se até às 09h00, alertando para precipitação intensa e prolongada. Já nos distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre, o sinal laranja vigora até às 12h00. Em Faro, o aviso estende-se até às 15h00, coincidindo também com um período de agitação marítima entre as 09h00 e as 18h00, com ondas de sudoeste que podem atingir 4 a 5,5 metros, especialmente no barlavento, segundo o IPMA.
Paralelamente, todos os distritos do continente e a Madeira estarão sob aviso amarelo em diversos períodos até sábado, devido a fenómenos como vento, agitação marítima ou precipitação. O aviso laranja indica uma situação de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo alerta para risco limitado a determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
Portugal já registou 270 ocorrências na quarta-feira devido ao mau tempo, sobretudo provocadas por ventos fortes que derrubaram árvores e postes, danificando carros, linhas de eletricidade e telecomunicações, e causando estragos em estruturas como telhados.
Em declarações à Lusa, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), afirmou que, apesar dos danos registados, não houve vítimas nem desalojados. A Proteção Civil alerta ainda para um aumento do número de ocorrências na madrugada desta quinta-feira, devido a um pico de precipitação previsto.
Foto: DR



