PJ desmantela grupo que extorquia vítimas através de falsos empréstimos no Porto e em Matosinhos

PJ desmantela grupo que extorquia vítimas através de falsos empréstimos no Porto e em Matosinhos

12/11/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens, com idades entre os 29 e os 59 anos, suspeitos de integrarem uma organização criminosa responsável por ameaçar e extorquir dinheiro a vítimas na sequência de falsos empréstimos. As detenções ocorreram no Porto e em Matosinhos.

Segundo a PJ, o grupo abordava pessoas em dificuldades financeiras, oferecendo empréstimos particulares com juros elevados, cerca de 10%, e exigindo pagamentos mensais. Mesmo após as vítimas liquidarem totalmente as dívidas, os suspeitos continuavam a exigir dinheiro, recorrendo a ameaças graves à integridade física e à vida das pessoas envolvidas.

Com receio, várias vítimas acabavam por assinar falsas confissões de dívida e continuar a pagar valores indevidos.

A investigação indica que, nos últimos quatro anos, o esquema terá rendido centenas de milhares de euros aos detidos, embora o número total de vítimas ainda não esteja apurado, uma vez que muitas terão optado por não denunciar os crimes.

Durante a operação, conduzida pela Diretoria do Norte da PJ, foi também detido em flagrante delito outro indivíduo por posse de arma proibida e apreendido diverso material de prova que reforça os indícios criminais.

Os três principais suspeitos, que já tinham antecedentes por crimes contra a liberdade pessoal e detenção de arma proibida, estão fortemente indiciados por extorsão agravada, usura agravada e associação criminosa.

Serão presentes a tribunal para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.

Foto: PJ