Isenção de portagens na CREP para pesados só deverá avançar em janeiro de 2027, admite presidente da Câmara do Porto

Isenção de portagens na CREP para pesados só deverá avançar em janeiro de 2027, admite presidente da Câmara do Porto

08/11/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, anunciou nesta sexta-feira que a isenção de portagens na CREP (A41) para veículos pesados deverá entrar em vigor apenas em janeiro de 2027. O autarca, que tomou posse esta semana, garantiu, no entanto, que serão feitos esforços para tentar antecipar a medida.

Durante uma visita ao polidesportivo do Bairro do Lagarteiro, Pedro Duarte explicou que a implementação da isenção, inicialmente prevista para 1 de janeiro de 2026, como anunciado pelo Governo em abril, ficou dependente de uma decisão dos autarcas da área metropolitana. Segundo o presidente da Câmara, por estarem em fim de mandato, os autarcas anteriores decidiram protelar a decisão, embora “certamente com bons propósitos”.

O autarca acrescentou que, com o Orçamento do Estado já aprovado, não existem condições técnicas para implementar a isenção antes de 2026, mas comprometeu-se a procurar soluções para acelerar o processo.

“Não tenho dúvidas de que, o mais tardar, será a 1 de janeiro de 2027, mas vamos tentar ver se há possibilidade de antecipar esta medida”, afirmou Pedro Duarte, reiterando o compromisso da Câmara do Porto com esta prioridade para o tráfego pesado na região.

Foto: CM Porto