Isenção de portagens na CREP para pesados só deverá avançar em janeiro de 2027, admite presidente da Câmara do Porto
08/11/2025O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, anunciou nesta sexta-feira que a isenção de portagens na CREP (A41) para veículos pesados deverá entrar em vigor apenas em janeiro de 2027. O autarca, que tomou posse esta semana, garantiu, no entanto, que serão feitos esforços para tentar antecipar a medida.
Durante uma visita ao polidesportivo do Bairro do Lagarteiro, Pedro Duarte explicou que a implementação da isenção, inicialmente prevista para 1 de janeiro de 2026, como anunciado pelo Governo em abril, ficou dependente de uma decisão dos autarcas da área metropolitana. Segundo o presidente da Câmara, por estarem em fim de mandato, os autarcas anteriores decidiram protelar a decisão, embora “certamente com bons propósitos”.
O autarca acrescentou que, com o Orçamento do Estado já aprovado, não existem condições técnicas para implementar a isenção antes de 2026, mas comprometeu-se a procurar soluções para acelerar o processo.
“Não tenho dúvidas de que, o mais tardar, será a 1 de janeiro de 2027, mas vamos tentar ver se há possibilidade de antecipar esta medida”, afirmou Pedro Duarte, reiterando o compromisso da Câmara do Porto com esta prioridade para o tráfego pesado na região.
Foto: CM Porto



