Campanha “Taxa Zero ao Volante” arranca na terça-feira em todo o país
03/11/2025A campanha nacional de sensibilização “Taxa Zero ao Volante” arranca esta terça-feira, dia 4 de novembro, em Portugal continental e nas regiões autónomas dos Açores e Madeira. A iniciativa, que decorre até 10 de novembro, é promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP).
O objetivo é alertar para os riscos da condução sob o efeito do álcool, através de ações de fiscalização e sensibilização em todo o território nacional, com especial incidência nas vias com maior fluxo rodoviário. A campanha pretende contribuir para a redução da sinistralidade e para a adoção de comportamentos mais seguros na estrada.
Em simultâneo, a ANSR realizará sessões de sensibilização em Andrães (Vila Real) na terça-feira, Chaves na quarta, Pombal na quinta, Alcobaça na sexta e Tunes (Silves) no dia 10.
Segundo dados de 2023, um em cada quatro condutores mortos em acidentes apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l, e três em cada quatro tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l — limite considerado crime. Entre as vítimas autopsiadas, 23% tinham álcool no sangue acima do limite legal, sendo que 73% destas ultrapassavam a taxa criminal.
As autoridades reforçam a mensagem de que “zero álcool ao volante é a única taxa segura”, sublinhando que uma taxa de apenas 0,5 g/l duplica o risco de acidente grave ou mortal. O álcool reduz o campo visual, provoca “visão em túnel”, altera o comportamento e aumenta a probabilidade de erros de condução, colocando em perigo todos os utilizadores da estrada.
Foto: DR



