 
			Amigos do Coliseu do Porto distinguida com Medalha de Mérito Cultural pelos 30 anos da manifestação que salvou o espaço
30/10/2025A Associação Amigos do Coliseu do Porto vai ser distinguida, na próxima quinta-feira, com a Medalha de Mérito Cultural, em reconhecimento pelos 30 anos da manifestação popular que impediu a venda do emblemático espaço cultural à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
A cerimónia de entrega da medalha decorrerá durante o espetáculo “Todos Pelo Coliseu”, que recria o concerto solidário realizado há três décadas, a 7 de setembro de 1995. Na altura, o evento juntou artistas como Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Óscar Branco, GNR, BAN, António Pinho Vargas e As Amarguinhas, angariando cerca de 8.400 contos (42 mil euros) para travar a alienação do Coliseu.
O concerto seguiu-se à grande manifestação de 4 de agosto de 1995, quando milhares de portuenses ocuparam a Rua Passos Manuel em protesto contra a venda do edifício, então propriedade da seguradora Aliança/UAP, a uma entidade religiosa. O gesto simbólico de Pedro Abrunhosa e Rui Reininho, que se algemaram às grades do Coliseu, tornou-se ícone de uma mobilização cívica inédita.
A contestação resultou na reversão do negócio e na criação da Associação dos Amigos do Coliseu, que passou a integrar a Câmara Municipal do Porto, a Área Metropolitana do Porto, o Ministério da Cultura, empresas, fundações e centenas de cidadãos.
Em 2 de agosto de 1996, foi formalizada a compra do Coliseu por 680 mil contos (3,4 milhões de euros). Um mês depois, um incêndio destruiu parte do edifício, mas uma nova onda de solidariedade permitiu a rápida reconstrução da sala.
Mais recentemente, a necessidade de obras estruturais levantou a hipótese de concessão do espaço a privados, mas o projeto acabou por assegurar 2,5 milhões de euros de financiamento público através do Programa Norte 2030, garantindo a reabilitação sem encerramento da sala.
As comemorações dos 30 anos incluem, às 18h00, o lançamento do livro “O Coliseu é Nosso”, do jornalista Valdemar Cruz, e, às 18h30, a conversa “1995 – O Verão Quente do Coliseu”, com o historiador Hélder Pacheco, a ex-vereadora da Cultura Manuela de Melo e o músico Pedro Abrunhosa.
A Medalha de Mérito Cultural será entregue pela ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, às 21h00. Esta distinção reconhece personalidades e instituições que contribuíram de forma relevante para a arte e a cultura em Portugal.
Como lembra o lema da associação, citado no seu ‘site’, “nesta sala democrática, sempre houve lugar para todos”.
O Coliseu do Porto, inaugurado em 1941 e classificado como monumento de interesse público desde 2012, continua a ser um dos mais importantes palcos culturais do país.
Foto: Coliseu do Porto



