Mariana Mortágua anuncia saída da liderança do Bloco de Esquerda e abandona parlamento após aprovação do Orçamento do Estado para 2026

Mariana Mortágua anuncia saída da liderança do Bloco de Esquerda e abandona parlamento após aprovação do Orçamento do Estado para 2026

26/10/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, anunciou este sábado que vai deixar a liderança do partido e o lugar no Parlamento, decisão que será concretizada após a aprovação do Orçamento do Estado para 2026, prevista para o final de novembro.

Em conferência de imprensa, Mortágua afirmou ter tomado “uma decisão pessoal”, mas garantiu que não abandona a vida política, sublinhando que continuará a fazer parte do percurso do partido: “Estarei aqui. Sou também parte desse futuro, ainda que não como coordenadora do Bloco.”

Antes de tornar pública a decisão, a dirigente enviou uma carta aos militantes bloquistas, explicando as razões que a levaram a não se recandidatar. Na mensagem, referiu que, após o colapso da maioria absoluta do PS e com o reforço da direita e da extrema-direita, era necessário “encontrar outros caminhos”, objetivo que, reconheceu, “não foi cumprido”.

Já diante dos jornalistas, Mariana Mortágua admitiu não ter conseguido dar o novo impulso à esquerda que pretendia, considerando que chegou o momento de o partido “beneficiar de novas vozes” e renovar a sua liderança.

A coordenadora bloquista assumiu o cargo em 2023, sucedendo a Catarina Martins, e deixará as funções após a conclusão do processo orçamental, marcando o fim de um ciclo de liderança de pouco mais de dois anos no Bloco de Esquerda.

Foto: DR