Maia celebra 30 anos de riso e arte com o Festival Internacional de Teatro Cómico

Maia celebra 30 anos de riso e arte com o Festival Internacional de Teatro Cómico

25/10/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A cidade da Maia prepara-se para receber, entre 3 e 11 de outubro, a 30.ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCMaia), um dos mais prestigiados eventos de artes cénicas em Portugal. Organizado pela Câmara Municipal da Maia, em parceria com o Teatro Art’Imagem, o festival celebra três décadas de existência com uma programação que reúne 28 espetáculos e 22 companhias de teatro, sendo oito portuguesas e catorze estrangeiras, oriundas de países como Espanha, Itália, Polónia, Ucrânia, Canadá, Argentina e Uruguai.

Entre as companhias nacionais destacam-se o Teatro da Comuna, Companhia de Teatro de Braga, Companhia do Chapitô, Palmilha Dentada, Safaneta Clown, Fric à Frac, Ida e Volta e o Espaço N.O.A.. Do estrangeiro, o FITCMaia contará com nomes de referência como Cándido Pazó/Contraproducións, Quico Cadaval/Produções Teatrais Excêntricas, Peter Punk Pallaso (Galiza), Compagnia Theatre Degart (Sicília), Pina Polar (Polónia), Quartet Dekru (Ucrânia), Doloreze Leonard (Canadá), Adrián Conde (Argentina) e Sole Felloza (Uruguai).

As atuações terão lugar no Grande Auditório e nos espaços exteriores do Fórum da Maia, oferecendo uma programação diversa que vai do teatro de texto ao teatro físico e visual, passando pelo mimo, pantomima, circo contemporâneo, trapézio e clown, com momentos de alta comédia, tragédia cómica, contadores de histórias e espetáculos participativos.

Segundo o diretor artístico do festival e do Teatro Art’Imagem, José Leitão, esta edição pretende reafirmar a comédia como “uma das melhores maneiras de lidar com as nossas pequenas ou grandes tragédias”, sublinhando que o palco “serve para encenar metaforicamente a vida da humanidade”.

Ao longo das suas três décadas, o FITCMaia já acolheu 435 companhias (195 portuguesas e 240 estrangeiras), oriundas de quatro continentes, totalizando 800 apresentações e um público acumulado entre 180 e 200 mil espectadores.

A programação completa pode ser consultada em teatroartimagem.org, e os bilhetes estão disponíveis em forummaia.bol.pt. Cada espetáculo tem o custo de 5 euros, havendo também a opção de Passe Festival (50 euros, válido para todos os espetáculos) e Passe Fidelidade (12 euros, para três espetáculos).