Projeto de reabilitação do Bairro do Cerco do Porto nomeado para prémio europeu de arquitetura
24/10/2025O projeto de reabilitação do Bairro do Cerco do Porto, promovido pelo Município do Porto através da empresa Domus Social, foi nomeado para os EUmies Awards 2026 – European Union Prize for Contemporary Architecture, um dos mais prestigiados prémios internacionais de arquitetura.
Promovidos pela Comissão Europeia e pela Fundació Mies van der Rohe, os EUmies Awards distinguem, de dois em dois anos, a excelência da arquitetura contemporânea na Europa, destacando projetos que se evidenciam pela inovação, qualidade estética e técnica, bem como pela integração de valores sociais e ambientais.
Desenvolvido pelos arquitetos José Gigante e Virgínio Moutinho, o projeto de requalificação de um dos bairros mais emblemáticos da cidade foi selecionado para integrar a lista das obras europeias que mais se destacaram pela sua relevância arquitetónica e impacto urbano. A intervenção, gerida pela Domus Social, representou um investimento municipal de cerca de 18 milhões de euros. A conclusão dos trabalhos nos últimos blocos ocorreu no final de 2024, coincidindo com o encerramento do grande ciclo de reabilitação dos bairros sociais da cidade, promovido pela empresa municipal.
O projeto de Reabilitação do Edificado Habitacional do Bairro do Cerco do Porto divide-se em dois conjuntos de intervenções, atribuídos aos gabinetes dos arquitetos Virgínio Moutinho e José Gigante, articulados entre si. Esta operação deu continuidade a duas fases anteriores de requalificação, datadas do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, também projetadas por Virgínio Moutinho, distinguindo-se pela maior escala e abrangência da intervenção.
A obra centrou-se sobretudo na melhoria da envolvente construtiva dos blocos e dos espaços comuns interiores, com a instalação de sistemas de acesso com vídeo porteiro, renovação das infraestruturas técnicas, pavimentação de escadas e patamares, substituição de corrimãos, revisão dos tetos e iluminação, e colocação de portas de segurança nas habitações. A estrutura original dos edifícios – paredes de alvenaria de granito e lajes de betão armado – foi integralmente mantida, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade económica da empreitada.
Construído em 1963, no contexto das políticas de habitação social do Estado Novo, e ampliado em 1991, o Bairro do Cerco do Porto é composto por 34 blocos residenciais de quatro a cinco pisos, num total de 892 fogos. A nomeação para os EUmies Awards 2026 reforça o reconhecimento internacional de um projeto que alia valorização arquitetónica, reabilitação urbana e inclusão social, refletindo o compromisso do Porto com uma cidade mais sustentável e coesa.
Foto: Domus Social



