Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo: Portugal entra no horário de inverno
23/10/2025Na madrugada do próximo domingo, 26 de outubro, os relógios em Portugal continental e na Madeira devem ser atrasados 60 minutos, passando das 02h00 para a 01h00, marcando a entrada oficial no horário de inverno.
Nos Açores, a mudança ocorre uma hora mais cedo — à 01h00, os relógios devem ser atrasados para as 00h00. Esta alteração volta a colocar o país sob o regime de hora legal de inverno, que se manterá até 29 de março de 2026, data em que ocorrerá o novo ajuste para o horário de verão.
A mudança da hora é uma prática adotada por todos os Estados-membros da União Europeia, mas o tema volta a estar em debate em Bruxelas, com várias vozes a defenderem o fim dos acertos sazonais de primavera e outono.
A Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono tem reiterado que o atual modelo pode afetar o bem-estar e o ritmo biológico das pessoas, defendendo que a decisão sobre a manutenção ou eliminação da mudança de hora deve ter base científica e em consenso europeu.
Até lá, na madrugada de domingo, a regra mantém-se: quando o relógio marcar 02h00, deve ser atrasado uma hora, para 01h00 — e aproveitar uma hora extra de sono.
Foto: DR



