Vale de Cambra: Trabalhadores da Inocambra tornam-se acionistas da empresa no âmbito do programa “Somos Acionistas”

Vale de Cambra: Trabalhadores da Inocambra tornam-se acionistas da empresa no âmbito do programa “Somos Acionistas”

21/10/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Todos os colaboradores da metalomecânica Inocambra, sediada em Vale de Cambra, com mais de cinco anos de casa, vão tornar-se acionistas da empresa, no âmbito do novo programa “Somos Acionistas”. A iniciativa prevê a atribuição gratuita de ações preferenciais equivalentes a 50% do salário base anual a cada funcionário abrangido.

A medida insere-se na estratégia da empresa de partilhar o sucesso e valorizar o capital humano, como explica Gonçalo de Mello, partner da Menlo Capital — que integrou o capital da Inocambra em julho de 2025 — e administrador da empresa:

“Queremos ser uma empresa de classe mundial e acreditamos que o sucesso só é verdadeiro quando é partilhado. Este programa é a nossa forma de agradecer, reconhecer e fomentar o contributo de todos os que constroem, todos os dias, a história da Inocambra.”

No total, a empresa vai distribuir 5% do capital pelos cerca de 100 colaboradores, reforçando o compromisso com um modelo de propriedade partilhada e capitalismo consciente, baseado na valorização humana e na partilha equitativa dos resultados.

Para António Augusto Soares da Silva, fundador e administrador da Inocambra, este é um passo determinante na consolidação da cultura empresarial:

“O programa ‘Somos Acionistas’ nasce da convicção de que cada colaborador deve sentir que o seu esforço contribui não só para o crescimento da empresa, mas também para o seu próprio futuro. Ao partilhar os resultados, reforçamos uma cultura de confiança, pertença e compromisso.”

Especializada no fabrico de estruturas metálicas complexas, a Inocambra emprega cerca de uma centena de pessoas e prevê um crescimento de 10% da faturação em 2025, atingindo 11,5 milhões de euros.

A empresa sublinha que esta decisão simboliza um novo paradigma de gestão industrial em Portugal, onde o capital humano é reconhecido como pilar de prosperidade partilhada.

“A partir de agora, cada colaborador é também um dos donos da Inocambra. Este é o nosso compromisso: crescer juntos, com propósito, confiança e partilha”, conclui o fundador.