
Duas carteiristas detidas no Porto após centenas de furtos pela Europa
14/10/2025Duas mulheres, de 37 e 46 anos, ambas com nacionalidade servo-croata, foram detidas pela PSP do Porto na passada quinta-feira, depois de serem apanhadas em flagrante a furtar uma turista numa das ruas mais movimentadas da cidade.
As suspeitas, referenciadas por centenas de furtos em vários países europeus, foram intercetadas pela equipa especializada em crimes contra o património, conhecida como as “lebres” da PSP, que já as tinha sinalizado a circular na Baixa do Porto.
Após montarem um dispositivo de vigilância, os agentes observaram as mulheres a escolher vítimas vulneráveis na Rua Sá da Bandeira, por volta das 14h20. No momento da abordagem, as carteiristas tinham na sua posse 500 euros, valor que a polícia acredita ser proveniente de vários furtos cometidos nesse mesmo dia.
Durante a identificação, as detidas apresentaram documentos falsos, o que agravou a sua situação judicial. Ambas foram presentes a tribunal e ficaram em prisão preventiva.
A PSP sublinha que esta operação insere-se no reforço de vigilância nas zonas turísticas do Porto, onde o número de furtos a visitantes estrangeiros tem motivado especial atenção das autoridades.
Foto: DR