Autárquicas’25: Na Área Metropolitana do Porto, PS e PSD empatam; CDS-PP vence em Vale de Cambra

Autárquicas’25: Na Área Metropolitana do Porto, PS e PSD empatam; CDS-PP vence em Vale de Cambra

13/10/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Na Área Metropolitana do Porto (AMP), composta por 17 concelhos — seis do distrito de Aveiro e 11 do distrito do Porto —, o cenário eleitoral resultou num empate entre PS e PSD, com cada partido a conquistar oito municípios. O CDS-PP garantiu uma vitória isolada em Vale de Cambra.

O PSD, coligado com o CDS-PP e a Iniciativa Liberal (IL), conquistou duas das maiores autarquias do país: Porto e Vila Nova de Gaia. Além destas, venceu com maioria absoluta na Maia e liderou ainda na Póvoa de Varzim e Trofa.

Já o Partido Socialista assegurou a maioria absoluta em cinco municípios da AMP: Gondomar, Matosinhos, Paredes, Santo Tirso e Vila do Conde. Venceu também em Valongo, ainda que sem maioria absoluta.

No distrito de Aveiro, os seis municípios incluídos na AMP tiveram uma distribuição equilibrada: três para o PSD, dois para o PS e um para o CDS-PP. Os sociais-democratas alcançaram maioria absoluta em Espinho e Santa Maria da Feira, concorrendo sozinhos, e venceram em São João da Madeira em coligação com o CDS-PP. Este último partido teve ainda uma vitória independente em Vale de Cambra.

O PS venceu com maioria absoluta em Arouca e Oliveira de Azeméis.

O resultado reflete uma profunda divisão eleitoral na AMP, com uma distribuição equilibrada entre os dois maiores partidos e espaço ainda para afirmações relevantes de partidos como o CDS-PP e aliados locais.

Foto: DR