Rui Moreira reafirma neutralidade e diz que o seu projeto no Porto “está concluído”

Rui Moreira reafirma neutralidade e diz que o seu projeto no Porto “está concluído”

09/10/2025 0 Por Rmetropolitana

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou esta quinta-feira que o seu projeto político “chegou ao fim”, lembrando que pessoas que o acompanharam nos últimos 12 anos concorrem agora “em quatro candidaturas diferentes” às eleições autárquicas de domingo.

“Não esqueço, e respeito, que pessoas que estiveram comigo nestes 12 anos concorram em quatro candidaturas diferentes. O nosso projeto está concluído. Chegou ao fim”, escreveu Rui Moreira numa publicação na sua página pessoal do Facebook.

O autarca, que lidera o município desde 2013, sublinhou também que não apoia “nem pública nem intimamente – qualquer candidatura”, depois de o atual vice-presidente da autarquia e candidato independente do movimento Fazer à Porto, Filipe Araújo, ter afirmado ao Observador sentir “intimamente” o apoio de Moreira.

“Mantenho a minha posição de neutralidade e independência, como sempre defendi e pratiquei, apelando a todos os cidadãos que votem em quem mais acreditam para fazer do Porto uma cidade ainda melhor”, escreveu o edil.

Rui Moreira reconheceu acompanhar de perto os últimos dias da campanha e considerou “justo reconhecer o empenho e a energia democrática de quem acredita na cidade e quer contribuir para o seu futuro”. No entanto, deixou críticas aos que classificou de “populistas reconvertidos” e às “apropriações indevidas” do trabalho desenvolvido pelo seu executivo ao longo dos últimos 12 anos.

“Nem tudo foi concretizado, mas cumprimos. O Porto cinzento que herdámos já não existe e, vejam lá, tivemos cultura com boas contas… Agora, vem aí um tempo novo”, afirmou o autarca.

Na sua publicação, Rui Moreira recordou ainda que vários elementos da sua equipa se encontram hoje dispersos por diferentes candidaturas: Catarina Araújo integra as listas do PSD/CDS-PP/IL, Fernando Paulo concorre pelo PS e Filipe Araújo lidera uma candidatura independente.

À Câmara do Porto concorrem 12 candidatos: Manuel Pizarro (PS), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (Porto Primeiro – NC/PPM), Sérgio Aires (BE), Filipe Araújo (Fazer à Porto – independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

O atual executivo municipal é composto por seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, além de dois vereadores do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.