Pizarro desafia Governo a resolver problema da VCI no Orçamento do Estado para 2026

Pizarro desafia Governo a resolver problema da VCI no Orçamento do Estado para 2026

08/10/2025 0 Por Rmetropolitana

O candidato do PS à Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro, afirmou esta terça-feira, durante uma visita ao Bairro do Lagarteiro, em Campanhã, que será na próxima quinta-feira que ficará claro se o Governo pretende ou não resolver o problema da Via de Cintura Interna (VCI), com medidas que pediu por carta enviada ao primeiro-ministro no início de agosto.

“Estou mais interessado em saber qual é o conteúdo do Orçamento do Estado. No início de agosto, escrevi ao primeiro-ministro desafiando-o a que, definitivamente, no Orçamento do Estado para 2026 seja resolvido o problema de desportajar a CREP [Circular Regional Exterior do Porto], em relação às viaturas pesadas, e com as portagens periféricas ao Porto”, afirmou.

Em causa está, segundo Pizarro, um sistema de portagens que leva muitos condutores a optar pela VCI, aumentando o congestionamento: “As portagens que quero ver abolidas são aquelas que fazem com que para um automobilista seja mais barato, para ir da Maia a Matosinhos, ou vice-versa, passar pela VCI e depois voltar”. Segundo o socialista, esta medida permitiria reduzir entre 10% a 13% o tráfego na VCI.

Pizarro garantiu que, se a proposta constar no Orçamento do Estado, ficará satisfeito. Caso contrário, entende que o Governo “não quer resolver o problema da VCI”. Aludiu ainda ao delegado do Governo para a região do Porto, referindo que “tem dito sempre que o problema vai ficar resolvido” e que caberá agora ao Orçamento provar se isso é verdade.

A visita ao Bairro do Lagarteiro, onde foi vereador com o pelouro da habitação, serviu também para destacar o trabalho já feito e prometer mais. “Apesar de já terem passado alguns anos, os blocos de habitação estão em estado bastante razoável. E mesmo no espaço público houve uma enorme intervenção. O bairro está bastante aprazível, mas precisa de obras de manutenção”, declarou, prometendo voltar às zonas mais degradadas, como a Rua do Pego Negro, “porque as pessoas continuam a viver em más condições”.

A visita foi marcada pela interação com moradores e pela distribuição de materiais de campanha.

Manuel Pizarro é um dos doze candidatos à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas deste domingo, dia 12 de outubro. Entre os seus adversários estão Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Filipe Araújo (independente apoiado pelo movimento de Rui Moreira), Diana Ferreira (CDU), Sérgio Aires (BE), Nuno Cardoso (Porto Primeiro), Miguel Corte-Real (Chega), entre outros.

O atual executivo é liderado por Rui Moreira, com maioria de seis vereadores eleitos pelo seu movimento e uma vereadora independente. Completam o executivo dois vereadores do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

Foto: DR- Manuel Pizarro