Portugal sagra-se bicampeão europeu de futsal sub-19 com golo decisivo de Tchuda a 14 segundos do fim

Portugal sagra-se bicampeão europeu de futsal sub-19 com golo decisivo de Tchuda a 14 segundos do fim

06/10/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Um golo de Eduardo Tchuda a apenas 14 segundos do final do prolongamento garantiu, este domingo, a vitória de Portugal sobre a Espanha (3-2) e a revalidação do título de campeão europeu de futsal sub-19, na final do Euro2025, disputada em Chisinau, Moldávia.

Depois de conquistar o troféu em 2023, na cidade croata de Porec, a seleção portuguesa voltou a triunfar frente ao seu maior rival, desta vez num jogo emocionante que só se decidiu nos instantes finais. A Espanha, vencedora das edições de 2019 e 2022, parecia ter o título bem encaminhado, mas os jovens lusos protagonizaram uma recuperação épica.

Os espanhóis adiantaram-se no marcador com um potente remate de pé esquerdo de Ruano, aos 15 minutos, naquele que foi o seu quinto golo na competição. A vantagem foi ampliada aos 30 minutos, por Nacho Olivares, deixando a equipa ‘roja’ mais perto do título.

Mas a reação portuguesa não tardou. No minuto seguinte, Simão Cordeiro marcou o seu primeiro golo no torneio, redimindo-se de uma ocasião falhada minutos antes. Portugal aumentou a pressão e optou por jogar sem guarda-redes fixo nos momentos finais do tempo regulamentar, uma estratégia arriscada que resultou na igualdade aos 39 minutos, com um golo de Tiago Rodrigues.

No prolongamento, Portugal teve nos pés de Rodrigo Monteiro a oportunidade de se colocar em vantagem, através de um livre de 10 metros sem barreira, mas o jogador desperdiçou. Quando tudo indicava que o jogo se decidiria nos penáltis, surgiu Tchuda, o pivô luso, a concretizar o 3-2 e a selar o triunfo a 14 segundos do fim.

Com esta vitória, Portugal conquista o seu segundo título europeu consecutivo na categoria sub-19 e confirma o seu estatuto de potência emergente no futsal jovem. A seleção nacional esteve presente em todas as finais desde que o torneio foi criado (2019, 2022, 2023 e 2025), sendo agora bicampeã em título.

Foto: FPF