Incêndio em edifício de Valbom, Gondomar, faz cinco feridos, três em estado grave

Incêndio em edifício de Valbom, Gondomar, faz cinco feridos, três em estado grave

01/10/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Um incêndio no 3.º andar de um edifício habitacional, em Valbom, Gondomar, provocou esta quarta-feira cinco feridos, três deles em estado grave, que tiveram de ser transportados para os hospitais de São João e de Santo António, no Porto.

O alerta foi dado por volta das 10h00 para a Rua Professora Filomena Monteiro. As chamas, que terão começado num quarto, ficaram confinadas ao apartamento onde deflagraram, mas deixaram a habitação inabitável. Por precaução, todos os moradores foram retirados do prédio.

Entre os primeiros a aperceber-se da situação esteve Joel Ramos, de 44 anos, residente no edifício.

“Estava no escritório e reparei que havia uma nuvem de fumo lá fora. Fui à janela e percebi que era um incêndio, o que me fez sair instintivamente do prédio. Mal cheguei lá fora chamei os bombeiros”, contou, acrescentando que rapidamente os vizinhos se concentraram à entrada.

Os feridos foram retirados com a ajuda de bombeiros e outros moradores, sem necessidade de recurso a equipamento especial de resgate. Segundo fonte dos Bombeiros de Valbom, os serviços sociais da Câmara de Gondomar já asseguraram abrigo às pessoas afetadas.

Outra moradora, Vera Cardoso, tinha saído minutos antes para levar a filha à escola e regressou ao local já com o incêndio a decorrer.

“Pedi logo para vir cá acima salvar as minhas gatas. Foi um grande susto, mas tivemos o apoio necessário”, relatou.

No combate às chamas estiveram meios dos Bombeiros Voluntários de Valbom, Melres, Gondomar e Areosa/Rio Tinto, num total de 10 viaturas e 32 operacionais.

As autoridades investigam agora as causas do incêndio.

Foto: DR- Igor Martins