
Depressão Gabrielle coloca todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo
27/09/2025O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este domingo todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à passagem da depressão pós-tropical Gabrielle. Cinco distritos mantêm-se ainda sob aviso laranja por causa da agitação marítima.
De acordo com o IPMA, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso amarelo devido ao vento forte até às 03h00 de domingo, prolongando-se até às 12h00 em Santarém. Até às 09h00, estes distritos — com exceção de Santarém — estarão também sob aviso amarelo por causa da precipitação e da agitação marítima, situação que se estende a todo o território continental ao longo do dia.
A precipitação poderá ser localmente intensa e “ocasionais trovoadas não estão excluídas, sobretudo no litoral oeste e até meio da manhã”, refere a mesma nota.
O aviso laranja por agitação marítima abrange os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja, com ondas de oeste/sudoeste de cinco a seis metros, podendo atingir os 11 metros de altura máxima. Em Leiria e Lisboa o alerta mantém-se até às 09h00, em Setúbal até às 12h00 e em Beja e Faro até às 15h00.
O IPMA admite ainda alguma incerteza na trajetória da depressão pós-tropical Gabrielle, que afetou primeiro os Açores. No arquipélago, a Proteção Civil registou 196 ocorrências sem feridos e 16 pessoas tiveram de ser realojadas.
O Governo Regional dos Açores decretou situação de alerta entre as 18h00 de quinta-feira e as 18h00 deste sábado, com encerramento de serviços e restrições nos grupos Ocidental e Central. O fim da situação foi antecipado, mas escolas e serviços públicos permanecem encerrados.
Foto: DR