
Montenegro admite que saída de Pedro Duarte “enfraqueceu um bocadinho” o Governo, mas reforça aposta no Porto
19/09/2025O primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou esta sexta-feira que a saída de Pedro Duarte do Governo “enfraqueceu um bocadinho” a equipa governamental, mas justificou a decisão como uma oportunidade para o Porto ter “uma solução de futuro” através da candidatura conjunta PSD/CDS-PP/IL às próximas eleições autárquicas.
Montenegro visitou a sede de campanha de Pedro Duarte, descrevendo o candidato como alguém que “não deixa ninguém para trás” e que se preocupa com os mais vulneráveis e com os problemas principais da cidade. O primeiro-ministro acrescentou que o PSD já acompanha estas questões junto do atual executivo municipal, liderado por Rui Moreira, sublinhando a continuidade do trabalho em benefício da cidade.
Após ter participado no Fórum Social do Porto 2025, Montenegro afirmou que a sua presença na campanha visava “dar um abraço de solidariedade e de boa sorte” a Pedro Duarte. O líder do executivo aproveitou para apelar aos eleitores, lembrando que faltam apenas três semanas para as eleições e destacando que este projeto tem “maior capacidade de transformar a cidade, com uma visão de modernidade e de projeção do Porto como polo de desenvolvimento nacional”.
O atual executivo da Câmara do Porto é apoiado por uma maioria de seis vereadores do movimento independente de Rui Moreira e uma vereadora independente, enquanto os restantes mandatos pertencem a PS (2), PSD (2), CDU (1) e BE (1). As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro, contando entre os principais candidatos à Câmara do Porto com Manuel Pizarro (PS), Pedro Duarte (PSD/CDS-PP/IL) e Diana Ferreira (CDU), entre outros candidatos.
Foto: DR- Pedro Duarte