Pizarro promete refeições escolares gratuitas para todos os alunos do Porto
12/09/2025O candidato do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, anunciou esta sexta-feira a intenção de garantir refeições escolares gratuitas a todos os estudantes das escolas públicas da cidade, “desde o pré-primário até ao 12.º ano”. A medida abrange os estabelecimentos de ensino sob jurisdição municipal.
“Uma grande parte das crianças já tem acesso a refeições gratuitas. Mas as pessoas com rendimentos ligeiramente superiores já têm que pagar uma parte dessa refeição. Essa é uma das causas (…) do crescimento dos extremismos. É que essas pessoas da classe média que também pagam os impostos que financiam o Estado Social não compreendem porque é que depois os seus filhos têm que pagar”, afirmou o ex-ministro da Saúde, durante um “sunset” da campanha junto à estação de metro da Trindade.
O socialista fez questão de sublinhar que não se opõe à atual política da autarquia em matéria de educação, reconhecendo melhorias nos últimos anos. Ainda assim, destacou que “a Câmara Municipal do Porto paga hoje mais do dobro por cada refeição das crianças do que o Estado financia”. Pizarro recordou igualmente que o seu “número dois” é Fernando Paulo, vereador com o pelouro da Educação.
Nos primeiros dias do ano letivo, Pizarro já tinha apresentado outra proposta no domínio educativo: a criação de uma rede municipal de creches. “Se nós queremos inverter o declínio demográfico da cidade, nós temos que dar condições para que os jovens casais possam ter filhos e uma dessas condições é que haja uma creche qualificada para todas as crianças do Porto”, defendeu.
À Câmara Municipal do Porto concorrem Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro – coligação NC/PPM), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), Filipe Araújo (movimento independente), António Araújo (movimento independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (Partido Liberal Social).
Foto: Facebook/ManuelPizarro



