Meia Maratona do Porto provoca condicionamentos de trânsito e transporte na Foz do Douro
12/09/2025A 18.ª Meia Maratona do Porto, que se realiza este domingo, 15 de setembro, vai levar a cortes de trânsito e restrições em várias ruas da zona da Foz do Douro, afetando também paragens de autocarro e praças de táxi até à conclusão da prova, prevista para as 13 horas.
O evento, promovido pela Runporto, terá Avenida Dom Carlos I, junto ao Jardim do Passeio Alegre, como ponto de partida e chegada, e deverá reunir cerca de 12.500 atletas de 81 nacionalidades. Entre os estrangeiros mais representados estão franceses (977), espanhóis (693), britânicos (667), brasileiros (323) e alemães (213).
Os condicionamentos já começaram esta sexta-feira, com interdição de estacionamento na Rua do Passeio Alegre, numa extensão de aproximadamente 44 metros. A partir de sábado, serão aplicadas restrições adicionais, incluindo corte total de via na Avenida Dom Carlos I, na Esplanada do Castelo e na Rua de D. Luís Filipe. No domingo, dia da prova, o percurso será ainda mais abrangente, desde a Avenida de Montevideu até à Rua de Cadouços, com exceções para cargas, descargas e acesso a garagens em determinados arruamentos.
Além das ruas, paragens de autocarro da STCP e operadores interurbanos, assim como praças de táxi, serão temporariamente desativadas na área afetada.
A prova inclui uma Meia Maratona de 21 km, destinada a atletas federados e amadores, e uma Mini Maratona, aberta a todas as idades e de caráter menos competitivo. Ambas terão início às 9 horas de domingo.
Os participantes devem levantar os kits obrigatórios no Alameda Shopping, entre esta sexta-feira e sábado, das 10h00 às 23h00. Apesar das inscrições estarem esgotadas, é possível tentar entrar na lista de espera, disponível online ou presencialmente na Loja do Corredor, na Rua de Santa Luzia, 808, no Porto.
Foto: Maratona do Porto



