
Santa Maria da Feira em destaque na nova variante da EN222 com investimento de 78,5 milhões
12/09/2025O concelho de Santa Maria da Feira será um dos principais beneficiados com a construção da nova variante à EN222, cuja empreitada acaba de avançar com o lançamento do concurso público para execução da obra. O investimento, promovido pela Infraestruturas de Portugal, está orçado em 78,5 milhões de euros e foi publicado esta quarta-feira em Diário da República.
A intervenção prevê a construção de uma via alternativa de cerca de 10 quilómetros, ligando o Nó de Canedo, na A32/IC2, à zona industrial da Serrinha, em Castelo de Paiva. O traçado vai atravessar, desde logo, a União das Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, no concelho de Santa Maria da Feira, reforçando as acessibilidades locais e potenciando a ligação à Área de Localização Empresarial de Lavagueiras.
Além da Feira, também os concelhos de Castelo de Paiva (União das Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso) e Gondomar (Freguesia de Lomba) serão abrangidos pelo projeto.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, destacou que se trata de “uma intervenção muito ambicionada”, que reforça “a coesão nacional e o equilíbrio de oportunidades de todos os cidadãos, independentemente do local onde vivam”.
As propostas para a empreitada podem ser apresentadas até 23 de outubro de 2025, estando definido um prazo de execução de 900 dias.
Segundo nota de imprensa, esta é uma das cerca de 30 obras em curso no país, avaliadas em 6,5 mil milhões de euros, no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros de 20 de março.
Foto: DR