Santa Maria da Feira em destaque na nova variante da EN222 com investimento de 78,5 milhões

Santa Maria da Feira em destaque na nova variante da EN222 com investimento de 78,5 milhões

12/09/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O concelho de Santa Maria da Feira será um dos principais beneficiados com a construção da nova variante à EN222, cuja empreitada acaba de avançar com o lançamento do concurso público para execução da obra. O investimento, promovido pela Infraestruturas de Portugal, está orçado em 78,5 milhões de euros e foi publicado esta quarta-feira em Diário da República.

A intervenção prevê a construção de uma via alternativa de cerca de 10 quilómetros, ligando o Nó de Canedo, na A32/IC2, à zona industrial da Serrinha, em Castelo de Paiva. O traçado vai atravessar, desde logo, a União das Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, no concelho de Santa Maria da Feira, reforçando as acessibilidades locais e potenciando a ligação à Área de Localização Empresarial de Lavagueiras.

Além da Feira, também os concelhos de Castelo de Paiva (União das Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso) e Gondomar (Freguesia de Lomba) serão abrangidos pelo projeto.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, destacou que se trata de “uma intervenção muito ambicionada”, que reforça “a coesão nacional e o equilíbrio de oportunidades de todos os cidadãos, independentemente do local onde vivam”.

As propostas para a empreitada podem ser apresentadas até 23 de outubro de 2025, estando definido um prazo de execução de 900 dias.

Segundo nota de imprensa, esta é uma das cerca de 30 obras em curso no país, avaliadas em 6,5 mil milhões de euros, no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros de 20 de março.

Foto: DR