
STCP Serviços anuncia auditoria ao Funicular dos Guindais após acidente em Lisboa
07/09/2025A STCP Serviços, entidade responsável pela exploração e manutenção do Funicular dos Guindais, vai realizar uma auditoria às infraestruturas mecanizadas, com o objetivo de validar os procedimentos atualmente em vigor. A decisão foi anunciada esta sexta-feira e surge após o recente descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.
“Pese embora todas as normas e critérios de segurança estarem cumpridos, como medida de gestão e reforço do controlo, iremos avançar com uma auditoria às infraestruturas mecanizadas, de forma a validar os procedimentos atualmente em vigor”, explicou a empresa em comunicado.
A auditoria representa um reforço adicional ao plano de manutenção já existente. Segundo a STCP Serviços, a manutenção é assegurada de forma regular e contempla duas vertentes: mensal, com verificações técnicas periódicas, e anual, com uma revisão mais profunda dos sistemas e equipamentos.
A operação e manutenção diária estão a cargo da Liftech, empresa responsável por garantir a segurança e por intervir de imediato em caso de avaria ou anomalia.
O Funicular dos Guindais é ainda sujeito a uma inspeção e certificação obrigatória de três em três anos, da responsabilidade do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). A última inspeção ocorreu em 2024, estando a próxima prevista para 2027.
A entidade destacou igualmente os sistemas de segurança do equipamento: “O Funicular dos Guindais tem capacidade para paragem automática das composições no caso da deteção de qualquer anomalia. Se algum dos veículos registar velocidade acima do normal, o sistema de frenagem é acionado de imediato, imobilizando ambos os veículos.”
Inaugurado em 2004, o funicular que liga a Batalha à Ribeira transportou em 2024 cerca de 540 mil passageiros.
Foto: DR