Reabre capela destruída pelos incêndios de Gondomar menos de um ano depois

Reabre capela destruída pelos incêndios de Gondomar menos de um ano depois

06/09/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Menos de um ano depois de ter sido destruída pelos incêndios que consumiram cerca de três mil hectares de terreno no concelho de Gondomar, a capela da Nossa Senhora d’Aflição, em Branzelo, Melres, reabre este domingo, coincidindo com a festa anual em honra da padroeira.

O incêndio que devastou a região entre 15 e 19 de setembro de 2024 reduziu o templo a escombros, mas a recuperação foi assegurada através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gondomar, o Ismaili Imamat — liderado por Aga Khan, através do Aga Khan Trust for Culture (AKTC) —, a União de Freguesias de Melres e Medas e a família proprietária do terreno.

O investimento total rondou os 500 mil euros, dos quais 375 mil foram financiados pelo Ismaili Imamat. Ao município coube o apoio técnico na elaboração do projeto, bem como o acompanhamento, fiscalização e coordenação de segurança durante a execução da obra.

Em articulação com a família proprietária e a União de Freguesias, a autarquia garantiu ainda a reposição do espólio interior, incluindo o altar, esculturas sacras e mobiliário.

Apesar de ser um espaço de natureza privada, a capela permanecerá aberta à comunidade, em regime de usufruto público, conforme destaca a nota da Câmara de Gondomar.

A reabertura será assinalada este domingo de manhã, no âmbito das celebrações religiosas em honra de Nossa Senhora d’Aflição, marcando simbolicamente a recuperação de um dos espaços mais emblemáticos da freguesia.

Foto: Agência ECCLESIA/PR