
Presidente da Câmara da Maia quer projeto de execução da tunelização da EN14 concluído este ano
03/09/2025O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, afirmou esta terça-feira que pretende ter pronto até ao final de 2025 o projeto de execução da tunelização da Estrada Nacional 14 (EN14) no centro da cidade, de forma a lançar concurso público em 2026, após a assinatura de um acordo de gestão com a Infraestruturas de Portugal (IP).
“Fazendo o projeto de execução, agora até final do ano, mais coisa menos coisa, o projeto de execução deste enterramento da Nacional 14, aqui no centro da cidade, tem que estar pronto”, disse o autarca social-democrata aos jornalistas, no edifício da autarquia, no distrito do Porto.
Segundo António Silva Tiago, só após a conclusão do projeto será possível conhecer com rigor o valor da obra, altura em que a Câmara, o Ministério das Infraestruturas e a IP se reunirão para definir a repartição dos custos. O presidente defendeu, contudo, que “a maior parte da despesa deve ser assumida pela administração central”.
O edil considera a intervenção tecnicamente viável, dado existirem alternativas para desviar o trânsito, e estima que a empreitada dure “um ano ou ano e meio”. Caso o concurso público seja lançado em 2026, o autarca acredita que a obra poderá estar concluída “no final de 2027 ou, no máximo, em meados de 2028”.
O projeto, a cargo da EPOCA – Gestão, Estudos e Projetos, prevê a criação de 2×3 vias com bermas e separador central entre os nós de Chantre e de Chiolo. A tunelização é apontada como a “única solução técnica” capaz de reduzir significativamente o ruído rodoviário, respeitando os limites legais e sem impactar a paisagem. Inclui ainda um estudo de integração paisagística, com a cobertura do túnel e a ligação das duas margens da cidade.
Na cerimónia de assinatura do acordo estiveram presentes o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o presidente da IP, Miguel Cruz. O governante classificou a EN14 como “uma ferida na cidade da Maia” e considerou-a “subdimensionada face ao fluxo e ao papel de ligação Porto – Maia – Braga”. Já Miguel Cruz destacou que o acordo é “particularmente importante para o futuro da mobilidade urbana”, salientando a ligação à A41 e à zona industrial Maia I, uma das maiores do país.
Segundo a IP, o protocolo agora assinado abrange o estudo de soluções para a melhoria da capacidade e fluidez do trânsito da EN14 no troço urbano entre o km 5,9 e o km 7,4. Compete ao município desenvolver o projeto de execução, cabendo à IP prestar apoio técnico e acompanhar os respetivos trabalhos.
Foto: DR – CM Maia