
Praias da Foz do Douro interditadas devido a alerta de agitação marítima
26/08/2025As praias do Ourigo, das Pastoras e do Carneiro, na Foz do Douro, no Porto, foram interditadas devido ao alerta de agitação marítima, informou à Lusa a Capitania do Porto do Douro.
Segundo o comandante Rui Silva Lampreia, a interdição deve-se ao perigo de galgamento, seguindo o previsto pelo Plano de Segurança Marítima do Douro e pelo Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Porto.
O aviso amarelo de agitação marítima, em vigor desde as 6h00 desta terça-feira até às 6h00 de quarta-feira, abrange também os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga. Este é o nível menos grave de alerta, emitido quando existe risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que estão previstas ondas com altura significativa até quatro metros na costa ocidental, podendo atingir sete metros de altura máxima, situação pouco frequente em agosto, associada ao ciclone pós-tropical ERIN.
Face ao agravamento das condições marítimas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram a população para medidas preventivas. A AMN apelou aos banhistas que frequentem apenas praias permanentemente vigiadas, respeitem a sinalização das bandeiras e as orientações dos nadadores-salvadores, vigiem as crianças e evitem permanecer junto a arribas.
Foto: ANM