Isabel Pires de Lima deixa presidência da Fundação de Serralves por falta de “confiança institucional”

Isabel Pires de Lima deixa presidência da Fundação de Serralves por falta de “confiança institucional”

26/08/2025 0 Por Rmetropolitana

Isabel Pires de Lima anunciou esta terça-feira a sua renúncia à presidência da Fundação de Serralves, alegando falta de “condições de confiança e solidariedade institucional” para exercer o cargo.

Nomeada no final do ano passado, em substituição de Ana Pinho, Isabel Pires de Lima afirmou que, após mais de meio ano de atividade, considerou que não estavam reunidas as condições para desempenhar plenamente a função. “A minha renúncia ao cargo tem efeitos imediatos, evitando prolongar uma situação desconfortável para todos, mas, sobretudo, prejudicial ao saudável funcionamento da Fundação”, sublinhou a antiga ministra da Cultura.

O conselho de administração da Fundação de Serralves anunciou que Fernando Cunha Guedes, vice-presidente do organismo, foi eleito presidente interino, estando prevista a eleição de um novo presidente em reunião futura por cooptação.

O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto reiterou “plena confiança” na Fundação de Serralves, destacando a autonomia da instituição e do seu conselho de administração na eleição do próximo presidente.

Foto: DR