Feira do Livro do Porto homenageia Sérgio Godinho e recebe concerto especial de encerramento

Feira do Livro do Porto homenageia Sérgio Godinho e recebe concerto especial de encerramento

21/08/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A 12.ª edição da Feira do Livro do Porto arranca esta sexta-feira, nos Jardins do Palácio de Cristal, com uma programação diversificada que se estende até 7 de setembro. O evento reúne 130 pavilhões de 113 editoras, dezenas de conversas com escritores, oficinas, sessões de cinema e mais de 80 atividades para famílias e público infantojuvenil.

Um dos grandes destaques desta edição é a homenagem a Sérgio Godinho, figura maior da música e da cultura portuguesa. O cantor e compositor não só inspira a intervenção mural da ilustradora Mariana – intitulada “A Minhoca” e baseada na canção “Lá Isso É” (1978) – como também encerra a Feira com um concerto especial ao lado da sua banda, Os Assessores, e com a participação de Manuela Azevedo (Clã) como convidada.

Ao longo do certame, o palco principal receberá ainda artistas como Manel Cruz, Márcia, Três Tristes Tigres, Lula Pena e Napa. No cinema, serão exibidos filmes como “Era uma vez no Apocalipse”, de Tiago Pimentel, “Nós por cá todos bem”, de Fernando Lopes, e “Jules e Jim”, de François Truffaut.

Nas conversas temáticas, o público poderá assistir a encontros com personalidades como Luísa Sobral, Lídia Jorge ou António Brito Guterres.

A abertura oficial, esta sexta-feira às 12h00, contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reforçando a importância cultural do evento, que procura ser, nas palavras do coordenador João Gesta, “mais do que um supermercado de livros – um festival literário contagiante”.

Com esta edição, a Feira do Livro do Porto celebra a literatura, a música e as artes, prestando uma homenagem especial a Sérgio Godinho, símbolo maior da palavra e da canção em Portugal.

Foto: DR