Viagem Medieval de Santa Maria da Feira atraiu até 70 mil visitantes num só dia e envolveu mais de mil participantes locais

Viagem Medieval de Santa Maria da Feira atraiu até 70 mil visitantes num só dia e envolveu mais de mil participantes locais

14/08/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A edição deste ano da Viagem Medieval em Santa Maria da Feira, que terminou no domingo após 13 dias de recriação histórica, voltou a registar números impressionantes, com picos de 70.000 visitantes numa única jornada e uma média diária entre 40.000 e 60.000 pessoas. O evento envolveu mais de 1.000 habitantes do concelho nos 96 espetáculos programados.

Com um orçamento municipal de 2,3 milhões de euros, a organização destacou não só a elevada afluência como também a melhoria no trânsito da cidade, mesmo nos dias de maior movimento, graças à disponibilização de cerca de 10.000 lugares de estacionamento junto às entradas do recinto.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, os espetáculos que mais atraíram público incluíram O Último Cruzado, O Conde da Feira, Era Uma Vez… D. Afonso V e O Grande Torneio, este último com acrobacia equestre francesa e várias sessões esgotadas.

As áreas temáticas também registaram crescimento: o Museu Convento dos Loios teve mais 50% de visitantes face a 2024; os Banhos de São Jorge aumentaram 12% e atraíram procura extra por massagens; e A Granja dos Animais superou largamente a afluência do ano passado.

A edição de 2026, que marcará os 30 anos do evento, ainda não tem datas definidas, mas contará novamente com os “Filhos da Viagem” — pessoas nascidas em Santa Maria da Feira desde 1996 — numa participação especial.

Em 2024, com um orçamento de 1,9 milhões de euros, a Viagem Medieval gerou 2,2 milhões em receitas, impulsionada por mais de 650.000 entradas. Este ano, a autarquia não revelou dados de faturação.

Foto: Viagem Medieval