Volta a Portugal em Bicicleta 2025 de regresso às estradas nacionais entre a Maia e Lisboa

Volta a Portugal em Bicicleta 2025 de regresso às estradas nacionais entre a Maia e Lisboa

04/08/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A 86.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta arranca amanhã, dia 6 de agosto e promete, até dia 17, animar as estradas de norte a sul do país. A prova rainha do ciclismo nacional contará com a participação de mais de 110 ciclistas, em representação de 15 equipas, num percurso exigente de 1.581 quilómetros, com partida na Maia e chegada a Lisboa.

O traçado deste ano inclui 28 contagens de montanha e 27 metas volantes, numa edição que se antevê competitiva e repleta de emoção.

Uma das grandes ausências da prova será Mauricio Moreira, ciclista uruguaio da Efapel, vencedor da Volta em 2022 e segundo classificado em 2021. Apesar de inicialmente constar na lista de pré-inscritos da equipa, problemas físicos impedem a sua participação.

De acordo com José Azevedo, diretor desportivo da Efapel, “a equipa quer trazer à Volta os atletas em melhor forma”. Moreira regressou à competição no início de maio, mas uma queda na primeira etapa do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela comprometeu a sua preparação, obrigando-o a parar durante várias semanas.

Apesar da baixa de peso, a Efapel mantém-se como uma das equipas a ter em conta numa edição que volta a colocar o ciclismo no centro das atenções desportivas do país, com milhares de adeptos esperados ao longo do percurso.

Foto: DR