
PSD de Matosinhos propõe videovigilância na orla costeira para travar corridas ilegais
02/08/2025O candidato da Aliança Democrática (AD) à Câmara Municipal de Matosinhos, Bruno Pereira, solicitou formalmente à ministra da Administração Interna o enquadramento legal necessário para a instalação de um sistema de videovigilância ao longo da orla costeira do concelho, com especial foco nas freguesias de Leça da Palmeira e Perafita.
Em comunicado, Bruno Pereira – que é também vereador na autarquia – manifesta “profunda preocupação com a degradação das condições de segurança” nestas zonas, apontando o aumento de ajuntamentos de veículos de ‘tuning’ e a realização de corridas ilegais em vias públicas e autoestradas adjacentes.
Segundo o autarca, “estas ocorrências colocam em risco a segurança de residentes, comerciantes e visitantes, gerando um clima de inquietação e insegurança”. Para o candidato, a instalação de videovigilância, devidamente enquadrada na lei e articulada com as forças de segurança, “poderá desempenhar um papel fundamental na dissuasão destas práticas e no reforço da proteção de pessoas e bens”.
Bruno Pereira solicitou à ministra da Administração Interna que avalie a viabilidade legal e técnica da proposta, autorizando os estudos necessários para a eventual implementação do sistema.
O tema ganhou maior relevância após uma operação da GNR, em agosto de 2024, que resultou na constituição de 14 arguidos com idades entre os 21 e os 34 anos por condução perigosa. Na altura, foram apreendidos vários veículos associados às chamadas “corridas ilegais”, que decorriam há cerca de um ano e meio em Matosinhos.
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro. Além de Bruno Pereira, estão confirmadas as candidaturas de Luísa Salgueiro (PS), atual presidente de câmara, José Pedro Rodrigues (CDU), António Parada (Chega), Pedro Filipe Soares (BE), Filipe Garcia (IL) e Diana Sá (Livre).
O executivo municipal é atualmente composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um do movimento António Parada Sim! e um da CDU.
Foto: CM Matosinhos