Gaia Vai Triplicar Rede de Trotinetas Partilhadas com 97 Pontos em Todo o Concelho

Gaia Vai Triplicar Rede de Trotinetas Partilhadas com 97 Pontos em Todo o Concelho

25/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal de Gaia vai reforçar significativamente a rede de partilha de trotinetas com motor, passando dos atuais 39 para um total de 97 pontos espalhados pelo concelho. A expansão implica a criação de 58 novos pontos, com a novidade de o serviço chegar, pela primeira vez, a freguesias como São Félix da Marinha, Avintes e Vilar do Andorinho. Os novos postos serão maioritariamente instalados em zonas de praia, junto a transportes públicos, áreas comerciais e locais de elevada concentração de serviços, com o objetivo de promover uma mobilidade mais sustentável, especialmente em percursos curtos e em locais com menor cobertura de transporte coletivo.

O sistema de trotinetas partilhadas foi lançado em Gaia em 2022, concentrando-se, até agora, nas freguesias centrais. Com esta nova fase, a autarquia pretende não só aumentar a oferta de veículos (embora sem quantificar), como reforçar a ligação entre zonas residenciais, polos de ensino, áreas industriais, espaços de lazer e pontos turísticos. Entre os novos pontos previstos, destacam-se dois na Madalena, oito em Canidelo, oito em Mafamude e Vilar do Paraíso, e doze em Santa Marinha e Afurada – freguesia que continuará a concentrar o maior número de postos. Um dos exemplos é a instalação de um novo ponto junto ao Arrábida Shopping.

A expansão será acompanhada por tecnologia de georreferenciação, que permitirá monitorizar em tempo real a localização das trotinetas, prevenindo o abandono irregular no espaço público. Embora, para já, não estejam previstas zonas proibidas à circulação, a Câmara admite vir a delimitar áreas não circuláveis no âmbito do novo contrato. Está também prevista a limitação da velocidade máxima a 20 km/h e a obrigação, por parte do futuro operador, de promover ações de sensibilização junto dos utilizadores.

O município vai lançar um concurso público dividido em dois lotes geográficos, com um preço-base de 254 mil euros (IVA incluído) e uma vigência contratual de três anos. Cada concorrente poderá candidatar-se aos dois lotes, mas só poderá ser adjudicatário de um. Durante o contrato, a rede poderá crescer ou reduzir até um máximo de 50% e um mínimo de 25% face ao número de postos inicialmente definidos. Atualmente, as trotinetas partilhadas existem nas freguesias de Arcozelo, Gulpilhares e Valadares, Madalena, Canidelo, Santa Marinha e Afurada, Mafamude e Vilar do Paraíso e Oliveira do Douro.

Foto: DR