Vila do Conde recebe 47ª Feira Nacional de Artesanato a partir de sábado

Vila do Conde recebe 47ª Feira Nacional de Artesanato a partir de sábado

23/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A 47ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde abre portas este sábado, 26 de julho, e promete, até 10 de agosto, transformar os Jardins da Avenida Júlio Graça num palco de cultura e tradição, reunindo cerca de 200 artesãos de todo o país e milhares de visitantes.

Com entrada gratuita, o certame funcionará todos os dias em horários distintos: às sextas, sábados e domingos, entre as 15h00 e a meia-noite; de segunda a quinta-feira, entre as 17h00 e a meia-noite.

Organizada pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e pela Câmara Municipal, com o apoio de várias entidades, a Feira é considerada “um espaço privilegiado de cultura e tradição” e “um evento de referência pela qualidade e diversidade dos trabalhos apresentados e pela forte afluência de público”, refere a organização.

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento acolhe o Concurso Jovem Artesão 2025, patrocinado pelo Crédito Agrícola, que distingue o talento e a criatividade de jovens criadores com menos de 30 anos. As inscrições para o concurso e para expositores já se encontram encerradas.

Um dos momentos altos da Feira será a celebração do Dia da Rendilheira, no segundo domingo do evento, 3 de agosto, em que mais de uma centena de rendilheiras estarão espalhadas pelo recinto a demonstrar ao vivo a arte das emblemáticas Rendas de Bilros, ex-libris do artesanato de Vila do Conde.

A Feira Nacional de Artesanato, que ao longo de quase cinco décadas tem preservado e promovido a arte popular portuguesa, volta assim a afirmar-se como um dos maiores eventos culturais e turísticos da região.