Emídio Gomes poderá ser o próximo presidente da Metro do Porto

Emídio Gomes poderá ser o próximo presidente da Metro do Porto

23/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Emídio Gomes poderá assumir a presidência da Metro do Porto, sucedendo a Tiago Braga, cujo mandato terminou no final de 2024, após ter liderado a empresa desde 2019.

Segundo informações apuradas pelo Porto Canal, o nome de Emídio Gomes já passou pela CRESAP — Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que avalia e valida propostas para cargos de direção pública. A proposta do Governo será analisada e discutida formalmente na próxima reunião do Conselho Metropolitano do Porto, marcada para esta sexta-feira.

Nesta reunião, além da eventual nomeação do futuro presidente, serão também apreciadas as escolhas dos representantes da Área Metropolitana do Porto para integrarem a administração da Metro do Porto.

Contactado pelo Porto Canal, Emídio Gomes, atualmente reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), optou por não comentar a possível nomeação. Também a Metro do Porto se escusou a prestar declarações sobre o processo.

A eventual chegada de Emídio Gomes ocorre numa fase de transição para a empresa de transportes, após o término do mandato de Tiago Braga no final do ano passado, com o objetivo de garantir continuidade na gestão e estabilidade institucional.

Foto: Universidade FM