Oliveira de Azeméis assina acordos com corporações de bombeiros para reforçar proteção civil
15/07/2025A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis formalizou dois acordos de desenvolvimento e cooperação económica e logística com as associações humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e de Fajões, com o objetivo de apoiar e reforçar a missão de serviço público desempenhada por estas duas corporações.
Para o presidente da autarquia, este é “um momento de negociação, mas sobretudo de conciliação e de aproximação de posições entre as partes, no sentido daquilo que é mais importante de prevalecer e para assegurar o interesse dos oliveirenses”. O autarca sublinhou ainda que esta medida representa “o início de um processo de construção de um serviço municipal de proteção civil robusto que responda às efetivas necessidades da população. Um passo importante, mas que não é único”.
João Pinho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, destacou que “o documento em si garante um investimento significativo na segurança, proteção e formação dos nossos operacionais, dando a previsão e sustentabilidade na operação que todos os dias temos que garantir”.
Já Jorge Pinho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões, referiu que “esta parceria representa a simbiose que tem que existir para defender a comunidade oliveirense. A proteção civil constrói-se pedra sobre pedra. Nós temos que nos ir preparando para dar continuidade e para capacitar as pessoas para dar resposta às necessidades e anseios da população”.
Os acordos agora estabelecidos definem as obrigações de ambas as partes, cabendo às corporações manter um dispositivo operacional permanente, garantir os meios materiais e humanos necessários à sua missão, bem como assegurar um serviço de intervenção de apoio humanitário, social e de prevenção e socorro.
Do lado da Câmara Municipal, o apoio financeiro abrangerá áreas essenciais como as equipas de intervenção permanente, encargos com a Proteção Civil, participação em ações de formação, pagamento anual de seguros de acidentes pessoais e apoio à aquisição de viaturas e realização de obras.
No total, os acordos agora firmados representam um investimento de cerca de meio milhão de euros, reforçando o compromisso da autarquia com a segurança e bem-estar da população e com o fortalecimento das instituições que diariamente trabalham em prol da comunidade.
Foto: CM Oliveira de Azeméis



