Câmara de Paredes dá início à construção de 24 habitações a custos acessíveis em Baltar

Câmara de Paredes dá início à construção de 24 habitações a custos acessíveis em Baltar

10/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal de Paredes iniciou esta quinta-feira a construção de um novo empreendimento de habitação a custos acessíveis na freguesia de Baltar. O projeto, que representa um investimento de 2,8 milhões de euros, prevê a criação de 24 habitações, com a previsão de conclusão em junho de 2026.

O auto de consignação da obra foi assinado pelo presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, que explicou que o objetivo do projeto é responder à crescente procura por habitação no concelho, onde os preços aumentaram substancialmente nos últimos anos.

“Estamos a falar de um concelho em que, nestes últimos oito anos, o preço dos apartamentos praticamente duplicou. Por exemplo, há cinco anos, um T3 podia ser comprado por 125 mil euros e, neste momento, um T3 não se compra em Paredes por menos de 300 mil euros. Houve um crescimento muito grande do custo da habitação”, afirmou o autarca.

O novo edifício em Baltar contará com 24 fogos, distribuídos da seguinte forma: 12 apartamentos T1, nove T2 e três T3. Este projeto faz parte do programa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mais especificamente no investimento RE‐C02‐i05-Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis.

Alexandre Almeida detalhou ainda que as obras terão um ritmo acelerado, com o início das fundações já previsto para esta sexta-feira. O edifício foi projetado de forma a facilitar uma construção mais rápida, com o uso de betão pré-fabricado para as lajes e revestimentos exteriores, o que permitirá otimizar os prazos de execução.

“É um prédio que demora mais tempo a fazer encomenda do material, mas quando se montar, é muito mais rápido”, explicou o presidente da Câmara.

Em relação à distribuição das habitações, o autarca adiantou que as candidaturas para os apartamentos obedecerão a um regulamento específico. A prioridade será dada aos cidadãos de Paredes, com percentagens reservadas para jovens e outras categorias de moradores locais.

“O regulamento vai ter uma percentagem para jovens, outra percentagem para qualquer tipo de cidadão paredense e depois tem a ver com outros critérios”, concluiu Alexandre Almeida.

A expectativa da autarquia é que as novas habitações estejam prontas para entrega até 30 de junho de 2026, proporcionando uma opção de alojamento mais acessível para as famílias de Paredes, num contexto de crescente pressão no mercado imobiliário local.

Foto: CM Paredes