Oliveira de Azeméis lidera captação de fundos comunitários no âmbito da ADRITEM

Oliveira de Azeméis lidera captação de fundos comunitários no âmbito da ADRITEM

08/07/2025 0 Por Eduardo Coelho

O município de Oliveira de Azeméis foi o concelho que mais fundos comunitários recebeu e o que teve mais candidaturas aprovadas no âmbito da Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM). O destaque confirma a forte capacidade do concelho para concretizar projetos estruturantes, com impacto direto na valorização do mundo rural e na qualidade de vida das populações.

Entre as obras apoiadas, encontram-se projetos emblemáticos como o Parque Verde em Carregosa, o parque de Falcos no Pinheiro da Bemposta, as sedes do NAC em Cucujães e da ACESMA em Carregosa, o Albergue de Peregrinos em Cucujães, a requalificação do Monte de São Marcos em Fajões, a Casa das Coletividades em Fajões, e ainda a Casa da Gastronomia e o Núcleo da Ruralidade em César.

A estes investimentos juntam-se ainda o Parque Bento Carqueja em Palmaz, os Passadiços de Pindelo, a Aldeia de Vilarinho de São Luís em Palmaz e a Rota das Alminhas em Macieira de Sarnes, reforçando a aposta em projetos com forte componente ambiental, cultural e social.

Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, este é “um excelente resultado de uma parceria com a ADRITEM, a quem agradecemos pelo trabalho notável na preservação do mundo rural e da identidade dos territórios”.

O autarca acrescentou que “são estas organizações que melhor conhecem a realidade local e que, por isso, devem ser dotadas dos meios financeiros necessários para a execução de projetos transformadores”.

Com esta dinâmica de investimento e cooperação, Oliveira de Azeméis consolida-se como referência no aproveitamento dos fundos comunitários para o desenvolvimento sustentável e coeso do território.

Foto. DR