Universidade do Porto alvo de buscas por suspeitas de corrupção e fraude com fundos do PRR

Universidade do Porto alvo de buscas por suspeitas de corrupção e fraude com fundos do PRR

08/07/2025 0 Por Rmetropolitana

A Reitoria da Universidade do Porto está esta terça-feira a ser alvo de buscas no âmbito de uma operação conjunta da Polícia Judiciária (PJ), do Ministério Público (MP) e da Procuradoria Europeia, visando combater crimes de corrupção e fraude relacionados com a atribuição de subsídios provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), avançou a CNN Portugal.

Segundo a estação televisiva, mais de 300 inspetores estão no terreno, numa vasta operação que envolve detenções de responsáveis de empresas privadas, alegadamente envolvidas na venda irregular de sistemas informáticos, e de dirigentes de instituições públicas, suspeitos de participação na aquisição fraudulenta desses mesmos sistemas.

Entre os principais visados encontram-se altos responsáveis da Universidade do Porto, nomeadamente ligados à área da contratação de serviços tecnológicos.

A operação, que teve início no Norte do país — onde a investigação começou —, estende-se também à Grande Lisboa, onde estão localizadas várias empresas fornecedoras de software e hardware que mantêm contratos com entidades públicas e privadas em todo o território nacional.

As suspeitas centram-se na alegada ligação entre empresas do setor tecnológico e instituições públicas, com indícios de favorecimento na contratação pública em troca de subornos. Em causa está um esquema que poderá ter provocado prejuízos de dezenas de milhões de euros ao Estado português e à União Europeia.

A Polícia Judiciária, para já, não prestada esclarecimentos sobre o caso.

Foto: Reitoria da Universidade do porto