
Começa a contagem decrescente para a Noitada de São Pedro na Póvoa de Varzim
24/06/2025Já começou a contagem decrescente para a noite mais longa do ano na Póvoa de Varzim: a Noitada de São Pedro, que terá lugar no dia 28 de junho. No entanto, as festividades começam já esta quarta-feira, 25 de junho, com as tradicionais celebrações dedicadas aos mais novos, S. Pedrinho e a Pequenada.
Como habitualmente, as crianças dos jardins-de-infância do concelho, trajadas a rigor, vão abrir as festividades com as suas atuações no Auditório da Lota, às 10h00.
No mesmo dia, às 22h00, os seis Bairros da cidade vão iluminar as suas ruas, dando-lhes um novo colorido e brilho que irão acompanhar as celebrações.
No dia 26 de junho, às 12h30, a Casa da Juventude será palco de uma Sardinhada, reforçando o espírito de convívio e partilha típico destas festas.
A 27 de junho, pelas 22h00, serão inaugurados os tradicionais Tronos a S. Pedro, nos Bairros de Mariadeira, Regufe, Belém, Norte, Matriz e Sul, numa cerimónia que antecede o grande dia.
No dia 28 de junho, a festa começa com a habitual Sardinhada no Mercado Municipal, a partir das 12h00. Pelas 18h00, realiza-se na Igreja da Lapa a Vigília Solene a S. Pedro.
E chega a noite mais esperada, que se prolonga até ao amanhecer. Entre rusgas, sardinhas assadas, fogueiras, música e dança, a Noitada de São Pedro é um momento único de convívio para os poveiros e uma festa cada vez mais aguardada por turistas e visitantes. À meia-noite, na Avenida dos Descobrimentos, Avenida dos Banhos e no Largo do Passeio Alegre, um espetáculo piromusical promete abrilhantar as Festas de São Pedro de 2025.
No Dia de S. Pedro, a programação começa com a Missa, às 11h00, na Igreja da Lapa, seguida pela tradicional Arruada às 14h15, com a Banda Musical da Póvoa de Varzim e a Banda Marcial da Foz do Douro, desde a Igreja Matriz até à Praça do Almada.
Às 15h00, na Praça do Almada, em frente aos Paços do Concelho, será feita a interpretação conjunta da peça “S. Pedro Poveiro” pelas duas bandas.
Às 16h00, sai da Igreja Matriz a Majestosa Procissão de S. Pedro, que segue em direção à Igreja da Lapa, reunindo milhares de fiéis e populares.
O grande destaque da noite é o concerto de Aurea, às 22h00, no Largo Vasques Calafate, em frente ao Casino da Póvoa. Com 11 anos de carreira, Aurea conquistou o público nacional com o seu carisma e voz inconfundível. Neste espetáculo acústico, a cantora promete uma experiência musical profunda, emotiva e autêntica, reafirmando a sua versatilidade e talento