
Campanha de sensibilização “O Meu Autocarro e a Minha Escola” procura reforçar a mobilidade sustentável entre os mais jovens em Santo Tirso
25/06/2025Com o objetivo de promover hábitos de mobilidade mais sustentáveis desde cedo, a Câmara Municipal de Santo Tirso dinamizou a campanha “O Meu Autocarro e a Minha Escola”, que decorreu entre os meses de maio e junho. A iniciativa percorreu diversas escolas básicas do concelho, abrangendo mais de 400 alunos através de 29 sessões educativas.
Durante as sessões, os estudantes foram sensibilizados para os benefícios ambientais da utilização do transporte público coletivo, numa apresentação conduzida por Tiago Araújo, vereador responsável pelo Pelouro da Mobilidade e Transportes. O autarca destacou a importância da adoção de comportamentos sustentáveis desde a infância, incentivando os mais novos a optar pelo autocarro nas suas deslocações diárias.
Além disso, os alunos ficaram a conhecer os meios digitais disponíveis para consulta de linhas e horários dos autocarros, promovendo a autonomia e a familiarização com as ferramentas de mobilidade da região.
O ponto alto da campanha foi a viagem experimental de autocarro, durante a qual os alunos realizaram o percurso entre as escolas básicas e as suas futuras escolas, em ambos os sentidos. A experiência permitiu desmistificar o uso do transporte público e preparar os jovens para uma transição escolar mais tranquila e sustentável.
A iniciativa enquadra-se na estratégia municipal de incentivo à mobilidade sustentável e de redução da pegada ecológica no concelho, envolvendo a comunidade escolar como um parceiro fundamental na mudança de comportamentos.
Foto: DR